Faz hoje precisamente 114 anos que nasceu o Sporting Clube de Portugal, um clube tão grande como os maiores da Europa, conforme a profecia lançada pelo seu fundador, José Alvalade. Em boa hora, o anterior Conselho Directivo decidiu instituir uma Gala no aniversário do clube para premiar quem mais se distingue anualmente no Universo Leonino, em que são os sócios que votam para escolher o vencedor nas várias categorias de prémios a atribuir.
A primeira edição da Gala Honoris Sporting decorreu em 2014 no Parque das Nações (Meo Arena). Seguiram-se a II, III e IV edições todas elas realizadas no Coliseu dos Recreios em 2015, 2016 e 2017, respectivamente. Todas estas edições decorreram por altura do aniversário do Sporting Clube de Portugal. Em 2018, a Gala Honoris Sporting não se realizou em virtude das mudanças que ocorreram na estrutura directiva do clube. Na Assembleia-Geral de 29 de Junho de 2019, o actual Presidente do Conselho Directivo disse que a Gala relativa a 2019 não se poderia realizar no dia 1 de Julho desse ano no Pavilhão João Rocha por questões logisticas, na medida em que dia 6 de Julho de 2019 teria lugar nova Assembleia-Geral no mesmo pavilhão.
No entanto e de forma surpreendente, entre as duas referidas Assembleias Gerais decorreu no Pavilhão João Rocha a cerimónia de apresentação dos equipamentos para a época desportiva 2019/2020, a qual obrigou a um esforço logistico bastante considerável, conforme se constatou facilmente durante o referido evento. No dia 17 de Dezembro de 2019, realizou-se no Casino do Estoril (e não no Pavilhão João Rocha), a V edição da Gala Honoris Sporting, que coincidiu com o Jantar Corporate dedicado aos parceiros do Sporting Clube de Portugal.
Na V edição da Gala, os sócios não puderam estar presentes, nem mesmo pagando o jantar incluido no próprio evento, na medida em que a participação da Gala foi limitada apenas a convidados especiais. Não me parece que esta seja a melhor forma de organizar uma Gala de clube, na medida em que os sócios não podem servir apenas para votar nos premiados.
Parece-me que a V edição da Gala Honoris Sporting contrariou parte dos principios que estiveram na base da sua criação, contrariando a lógica organizativa das primeiras quatro edições, e até mesmo a (estratégia comunicacional de) relação com os sócios. Independentemente do Jantar Corporate anual, que entendo que se deva realizar com os parceiros, juntar os dois eventos a menos de 15 dias do final do ano apenas se entende na óptica de evitar à ultima da hora e no limite uma violação estatutária, na medida em que a organização anual da referida gala está consagrada dos estatutos.
Mais, dispondo o Sporting Clube de Portugal de uma infra-estrutura de excelência para organizar este tipo de eventos, não faz sentido que a Gala Honoris Sporting não se realize nas instalações do clube, desejavelmente no dia de aniversário, e com uma participação massiva dos sócios.
A Gala Honoris Sporting deve ser uma festa de celebração do Sportinguismo, através do reforço da militância dos sócios, por via da aproximação com os orgãos sociais, funcionários e atletas. Em termos de pandemia, é compreensível que não se possa prever ainda quando se vai realizar a próxima edição da Gala Honoris Sporting. No entanto, faço votos que a edição número VI da Gala Honoris Sporting seja no Pavilhão João Rocha, e em que os sócios do Sporting Clube de Portugal possam massivamente e livremente estar presentes sem qualquer tipo de limitações, para além da natural lotação do espaço.
Muitos Parabéns Sporting!
Saudações leoninas!
Afonso Pinto Coelho
01/07/2020
Meu caro amigo Afonso gostei imenso da sua narrativa e é muito triste ver estes sr a destruir tudo o que foi feito de bem e com muito amor ; mas no fundo o que interessa é o Respeito por todos os atletas e associados que deixou de existir e mais concretamente a falta de respeito pelos nossos estatutos em que o sr advogado tem a pouca vergonha de dizer em publico que não respeita porque acha isso. O nosso clube fez 114 anos de historia e este ocupantes querem destruir o que foi construído com muito amor e sacrifício ; pois esta na altura de dizer basta . Não me leve a mal esta minha intervenção ,sabe que tenh…
Com estes Ditadores nunca vamos assistir a uma gala mas sim a um espetáculo degradante. Vou esperar para ver aquilo que o futuro nos vai trazer porque actualmente o entusiasmo não existe
argália Honoris casta, realiza se no pátio alfacinha em 2030.
Espero que se realize para o ano no nosso pavilhão João Rocha, mas que não seja necessário descalçar os sapatos à entrada.
Assisti pela TV á "puta da gala" do ano passado. Sinceramente já assisti a funerais mais interessantes! Estava mal habituado.....