top of page
Buscar
Foto do escritorOpinião com Assinatura

Alexandre Guerreiro 23/05/2020 - Os Grupos Organizados de Adeptos e a porta giratória

Foi notícia no início desta semana o ataque conduzido por um grupo de cerca de 15 pessoas contra apenas três, junto ao Estádio José Alvalade. Critico, em primeiro lugar, a comunicação social, em geral, pela forma deficiente com que a notícia foi dada. Não basta escrever em meia dúzia de linhas que 15 adeptos do Benfica atacaram três do Sporting e juntar um ou dois vídeos amadores esperando que todos acreditem que é verdade. Vendo-se esses vídeos, não se percebe que se tratam de adeptos do Benfica e do Sporting.


Como é óbvio, não é exigível que se revelem as fontes, mas quando um jornal (“O Jogo”) diz que a PSP não tem qualquer sinal que aponte para adeptos do Benfica e que as vítimas não conseguiram identificar os agressores, não se pode deixar que o público chegue à informação sobre a filiação clubística dos envolvidos apenas pelo facto de ter ocorrido junto ao Estádio do clube de um dos grupos.


Notícias servidas assim estão a pedir a especulação do destinatário. E também abre espaço para os negacionistas sempre prontos a rejeitar o envolvimento de alguns dos “seus” ao mesmo tempo que preferem apontar o dedo ao adversário. Na sequência dos acontecimentos, fiz questões com o objectivo de forçar a comunicação social a dar mais informação do que a quase nenhuma que infelizmente deram. Não neguei a autoria de ninguém, nem sugeri que o local da ocorrência foi coincidência. Fi-lo porque, ao contrário do que muitos julgam, notícias dadas como esta nos foi dada ajudam mais à repetição do que à repressão deste tipo de actos.


Porquê?

Porque quem os faz tem um objectivo: afirmar-se entre outros como eles através da selvajaria. Como sei isso? Não se tratou de um assalto (como se percebeu e ninguém referiu) e resumiu-se tudo apenas a agressão contra alvos que já se sabia que provavelmente iriam ser encontrados naquele local. E é por tudo isto que os agressores evitam usar adereços do grupo a que pertencem (reduzindo provas que os exponham publicamente) ao mesmo tempo que atacam em grupo (forma de garantir a superioridade que dá a vitória) e, preferencialmente, tentam filmar a ocorrência para a mostrarem a quem lhes interessa.

Em contra-terrorismo, há quem fale na “teoria da porta giratória”, que é quando o terrorista beneficia do melhor dos dois mundos: pode atacar como combatente quando lhe apetecer, porque ninguém está à espera; quando se quiser proteger e garantir que não é atacado basta não atacar e a lei dá-lhe imunidade. Aqui, não é diferente. Tenho a certeza que a PSP calcula a que grupo pertençam, pode é não saber (ainda) quem são em concreto cada um dos envolvidos.

E isto tudo acontece, em inúmeros casos, porque temos alguns grupos organizados de adeptos que se recusam a entrar nos registos das autoridades. Não querem ser identificados porque a clandestinidade favorece as suas actividades ilícitas e garante-lhes a “porta giratória”: têm todas as regalias dos GOA quando precisam, mas podem cometer todo o tipo de crimes e dinamizar a entrada e saída de membros sem que qualquer pessoa os controle. Isto obriga a um esforço redobrado das autoridades e coloca as forças de segurança num autêntico jogo do gato e do rato sem danos de maior para quem actua incógnito.

Neste ponto, estou totalmente de acordo com Bruno de Carvalho: se todos os elementos dos GOA estiverem identificados, é menos provável que saiam à rua para agredir adeptos de clubes adversários apenas pelo puro instinto selvagem com que primam a sua vida em sociedade. Sabem que de alguma forma são monitorizados e ficam expostos se se atreverem a fazê-lo. Acabou-se o modo incógnito!

Parece-me, por isso, óbvio que a sociedade como um todo tem interesse em saber que todos os clubes são transparentes e os GOA e respectivos membros estão registados apenas para efeitos desportivos e prevenção de violência. É importante que todos saibam que nenhum clube apoia entidades obscuras e juridicamente anónimas e que ao mesmo tempo que animam o espectáculo desportivo conduzem actividades criminosas que eu me dispensarei de identificar aqui tal o rol possível de crimes.


Não é que com esse registo de GOA e respectivos membros o crime com instrumentalização do desporto vai acabar. Mas podem ter a certeza que diminui consideravelmente. Também por isto, ou todos os clubes desportivos cumprem as regras ou as instituições devidas têm de ter coragem para as obrigar a cumprir sob pena de serem penalizadas em caso de incumprimento.




Alexandre Guerreiro

23/05/2020


636 visualizações12 comentários

Posts recentes

Ver tudo

12 Comments


jaapimentel
jaapimentel
May 30, 2020

Gostaria de deixar mais um comentário sobre este tipo de actos criminosos. Tivemos uma morte recente e fizeram detenções. Gostaria que alguém investigasse quem paga os advogados (que são dos mais caros no país ) quando o indivíduo diz estar desempregado. As autoridades estão caladas , mas todos sabemos quem paga esses honorários... Deixemos de enterrar a cabeça na areia. Existe um senhor que tudo pode e ninguém o pára. Um senhor que tem imponidade perante a justiça (porque será ?... ) E que (além de ter cadastro ) foi responsável por falências de bancos . Está sociedade está podre. Dá cobertura a gente desta espécie. E notem que tenho uma admiração pelo Alexandre (um verdadeiro Benfiquista honrad…

Like

Pedro Chaves
Pedro Chaves
May 30, 2020

Parabéns Dr. Alexandre Guerreiro.

É difícil encontrar pessoas isentas como o Sr.

Até me esqueço que pertence a um clube rival.

Bem haja, por ser assim

Like

Fernando Pereira
Fernando Pereira
May 24, 2020

Mais que ser de qualquer clube o Sr. Dr. Alexandre Guerreiro, é duma seriedade, verticalidade e carácter, muito, muito acima do comum dos mortais! Rendo.lhe aqui as minhas sinceras homenagens pela sua postura, sempre pugnando pela Verdade. Muito obrigado pelas suas considerações que, também, nos ajudam a sermos melhores Pessoas! Bem haja caro Senhor!

Like

josé carvalho ramos
josé carvalho ramos
May 24, 2020

Comentar o Dr Alexandre Guerreiro não é para qualquer um .Pela parte que me toca basta o meu muito obrigado por tudo o que vem deste Sr coragem honestidade verdade e justiça.Não tem medo, não se verga, não se ajoelha, luta pela verdade e desde que o conheço na comunicação social tenho a certeza que não sou enganado .Que Deus o proteja e que se mantenha de coluna direita,

porque isto não é para todos é só para alguns

Like

Nicolau Leocadio
Nicolau Leocadio
May 24, 2020

Eu ia fazer um comentário mas depois de ler o de Rui Juliana Monteiro não encontrei palavras para dizer o mesmo. Bem haja e dá gosto ter benfiquistas assim por perto.

Like
bottom of page