Bom dia Sportinguistas,
Começo por agradecer a oportunidade que me foi dada para poder partilhar com todos os Sportinguistas a minha opinião sobre a actualidade do nosso Sporting. Neste meu primeiro texto, irei abordar/questionar quais serão as estratégias que o actual Conselho de Administração do Sporting Clube de Portugal (e sua SAD) no pós-Covid 19 para fazer face ás grandes dificuldades que os clubes e em particular o Sporting Clube de Portugal irão ter, para fazer face ás enormes quebras de receitas.
Digo isto porque, todos nós já percebemos que, nos tempos mais próximos nada voltará a ser como era, na certeza de que, o tempo de recuperação da nossa economia vai ser longo! Para piorar, neste momento o Clube tem um presidente sem as condições muito menos capacidades para gerir o Sporting Clube de Portugal.
Porquê? Porque não sabe comunicar, não sabe liderar, não sabe unir os Sportinguistas, e para piorar, não sabe gerir os destinos do Clube.
E é aqui que começa a minha preocupação - assim como a de milhares de Sportinguistas - porque, se não sabe tudo o que acima enumerei, quais é que serão as medidas de gestão que este CA irá tomar para fazer face aos tempos difíceis que aí vêm? Com certeza que umas das primeiras medidas que irá tomar (e a sua equipa invisível) será, ir bater "à porta" dos nossos parceiros, (algo que aliás tem sido apanágio desta direcção), e pedir mais um adiantamento - com a NOS á cabeça - ficando assim com liquidez para fazer face ás despesas correntes. Ora neste contexto faço uma pergunta. Será que o(s) nosso(s) parceiro(s)/sponsor - no caso concreto a NOS - irão estar disponíveis para fazer mais adiantamentos? Sim porque também eles foram apanhados por esta crise, também eles têm neste momento falta de liquidez, e todas as receitas que possam obter através das suas vendas de serviços será para entre outras coisas, terem "cash-flow" para por exemplo, liquidar os salários dos seus colaboradores, e não para andar a fazer adiantamentos, e/ou investimentos em áreas que, para já não consideram importantes para o futuro imediato da(s) empresa(s)!
Ainda para mais, e no caso em concreto do "negócio futebol", existem contratos assinados e tanto quanto sabemos está ser por parte deste nosso "major sponsor" escrupulosamente cumprido.
Ainda em relação a este ponto, relembro só um pormaior, o Sporting Clube de Portugal, já recebeu por parte da NOS verbas de transmissões de jogos que ainda não se realizaram.
Perceberam?
Mais, a falta de liquidez na economia principalmente entre os particulares irá levar a que, por exemplo, haja uma quebra na venda das Game Box com as consequências que daí advirão.
Ora se há quebras na venda das GB, haverá menos sócios a circular no estádio em dias de jogo, se haverá menos sócios a circular no estádio em dias de jogo, haverá uma quebra das vendas nas áreas comerciais a começar, por exemplo na Loja Verde.
Ou seja, é tudo um espiral de situações/consequências que não augura nada de bom para o futuro imediato do nosso Sporting!
Fora desta equação coloquei o eventual encaixe financeiro correspondente á entrada na Liga dos Campeões, porque sejamos verdadeiros, só um milagre fará com que lá cheguemos!
Perante tudo isto pergunto.
E depois do Covid 19?
Quais serão os reajustes financeiros que este CA irá fazer para que o nosso Sporting não perca liquidez?
Irão fechar modalidades que tantas alegrias nos têm dado?
Irão fechar a Loja Verde? Sim porque, como sabem os seus colaboradores (ou a sua larga maioria) já foram dispensados!
Irão dispensar mais jogadores para depois usarem o argumento/chavão que "pouparam" nos salários?
Irão alienar o PJR que nos enche de tanto orgulho, a alguma entidade financeira?
Ou por outro lado, e numa atitude resiliente e altruísta (digna dos grandes lideres) irão criar mecanismos, potenciando assim a angariação de verbas e/ou receitas? Como vão fazer? Deixemos esse exercício para o actual presidente do Sporting Clube de Portugal, - e a sua excelente equipa - que com certeza irá fazer mais um "bom trabalho" - quiçá invisível - para dar volta a isto.
Até para a semana e não se esqueçam, O Sporting Somos Nós!
Marco Freitas
09/04/2020
Desde o ataque bárbaro e estúpido à Academia de Alcochete - perpetrado por um grupo para militar altamente organizado e que passou despercebido a muita gente, mas não a mim. E não o picknicão duma superfície comercial que se vê nas imagens - até até ao culminar na AG ilegal de 23/06/2018, que disse a muita gente, dita Sportinguista, que ainda iam chorar pelo regresso do Bruno de Carvalho (muitos me deixaram de falar, por continuar LEAL e a apoiar o anterior CD, e ainda bem, pois mostraram de que tipo de sócios/adeptos são feitos, de m****).
O tempo veio dar razão a todos os que sempre acreditaram na inocência de BdC e ao meu pensamento.
BRUNO O VERDADEIRO PRESIDENTE…
A principal razão para a golpada, foi que, o BdC não "enchia os bolsos, perdão, as medidas" da cambada de sportingados, chamados "notáveis".
Esse nome deve ter advindo do facto de ser de facto "notado" e visível a quantidade deles que se põem de boca aberta à espera que lhes caia um cRoquette na boca e um pouco de champanhe e um bafo de charuto.
OS VERDADEIROS SPORTINGUISTAS SÃO AQUELES QUE PENSAM O QUE PODEM DAR AO SCP e não os chupistas, tachistas, etc que estão sempre à espera daquilo que o SCP lhes pode dar.
SL
É por tudo isso que foi mencionado pelo Marco Freitas, que os SPORTINGUISTAS deviam de ser tão lestos em evitar tal descalabro, como o fizeram com a anterior Direção, assim se viu, pelo menos na inércia demonstrada, daí o golpe dado, a qual, ao contrário desta mostrava competências em gestão tanto a nível financeiro como também desportivo e património, infelizmente, para alguns, não lhes "enchiam as medidas" pelo o estilo como pelo feitio, o que me preocupa é o haver conhecimento do desnorte por parte de SPORTINGUISTAS, os quais, têm formação acadêmica seja em gestão seja na advocacia ou política e nada fazerem, SPORTINGUISTAS esses, que até estão contra todo o golpe dado no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, o que,…
Eu não tenho medo que o Sporting Clube de Portugal acabe ! Tenho medo da gestão deste conselho directivo, quando as dificuldades que já são muitas chegarem o que irão fazer'? Sinceramente arrepia-me porque os sócios não sabem de nada, é a gestão invisível eu não sei o serão capazes de fazer para fazer dinheiro? Eu sei que o Pavilhão é do Clube terão eles coragem para o utilizarem??? disto tenho medo. Saudações Leoninas
Sempre pela verdade.