Parabéns Marítimo!
Parabéns pela vitória na eliminatória da Taça de Portugal, não pela justiça ou pela atitude pouco ética e com muita teatralidade, especialmente, após o golo. Podem dizer que faz parte do futebol e eu acrescento de quem autoriza e contribui de forma activa e passiva para tal acontecer…
Os primeiros minutos mostraram-me tudo! Uma equipa de arbitragem a cortar os lances de ataque do Sporting CP com pressupostos foras de jogo – dúbios – e em que o VAR é específico para deixar jogar e analisar depois do lance terminar, a cortar lances perigosos do ataque leonino para assistência a jogadores do Marítimo e, pasme-se, a interromper o jogo para ver o jogador fora do rectângulo de jogo. O pronúncio estava lançado e o activar do sistema nervoso dos jogadores também, que percebem, melhor do que ninguém, estas estratégias dissuasoras e "intimidatórias" ao subconsciente, muitas vezes, reforçadas com cartões amarelos injustificados e algum tipo de linguagem supostamente de soberania desnecessária e exagerada.
E os jovens jogadores do Sporting CP sentiram a ainda pouca experiência e maturidade para lidar com esta adversidade que deveria estar no patamar da imparcialidade…
A rotatividade da equipa – com 6 alterações – pareceu-me necessária pelo jogo anterior intenso no lamaçal, pela viagem atribulada e pela margem de recuperação limitada que tiveram.
Mais uma vez, Rúben Amorim, esteve bem e só houve alguma contestação pelo resultado negativo, caso contrário, seria elogiado. Mas as análises não devem ser em função do resultado, como disse anteriormente, num jogo (não jogado) muito dúbio e sabiamente manipulado com algumas subtilezas.
A meta principal está intacta. O campeonato nacional. E esta é a segunda derrota da época e a primeira em competições nacionais. Há que valorizar todo o trabalho feito até aqui, que, confesso, tem sido um privilégio vê-lo e admirá-lo. Mérito para a estrutura do futebol, com especial destaque, para o treinador (ainda não qualificado) Rúben Amorim!
Outra coisa que não aceito – de ânimo leve – é a TVI ter comentadores e “opinadores” com forte tendência clubística a passarem constantemente a mensagem subtil e a influenciar os telespectadores. E há quem se deixe levar para criticar tudo o que acontece no SCP.
E hoje, como esperado, os destaques desta imprensa “Tuga” vão para a óbvia promoção do jogador do SLB de nome Pinho e a dar ênfase à derrota do Leão, basta ver a campanha desastrosa do rival para perceberem a diferença de tratamento. Não se iludam…
Na parte jogada duas notas:
1.ª João Palhinha continua enorme e qualquer onze do SCP será ele + 10!
2.ª Gonzalo Plata não aproveitou a oportunidade que o Mister Amorim lhe deu!
Agora é vencer o Rio Ave – o jogo mais importante da época – (por ser o próximo) e assistir ao clássico na esperança do empate que melhor serve os interesses do Sporting CP.
Vamos com tudo contra os Vilacondenses!
Saudações Leoninas
Paulo Afonso Ramos
12/01/2021
Migusta04. Quer dizer que é a única com o passo certo. Todos os outros são imbecis? Parece.
Vamos lá ser sérios e objectivos. Nunca gostei de treinadores que mexem nas equipas nos jogos a eliminar. É um erro infantil. Querem fazer experiências, façam no campeonato onde os pontos perdidos podem, ser recuperados. Agora numa prova a eliminar, onde não pode haver recuperação alguma?!? Tenham juízo. É incompetência total.
Poupar jogadores, num jogo contra uma equipa da primeira liga, no campo deles, difícil, já se sabia, numa prova tão importante a eliminar?
Desculpem, mas isto não é estratégia que se aceite!
Primeiro punha os melhores depois, se as coisas corressem bem, dava.se descanso aos mais exaustos, pois são permitidas cinco substituições!
Agora resta.nos a taça das barracas, e no campeonato vamos ver....quatro pontos de avanço "perdem.se" num jogo, e ainda faltam tantos......
Este Sporting não é o meu Sporting. Definitivamente!!
6 titulares no banco, num jogo a eliminar, contra o Marítimo e no Funchal?
O treinador não esteve bem na estratégia nem no momento e como mexeu na equipa.
Começou o descalabro leonino! Não adianta arranjar desculpas da treta. E no Campeonato o Sporting vai ficar abaixo do 5º lugar. Amorim é um flop que tem tido sorte e alguma ajuda arbitral. Haja honestidade.